Recomendação de Filme sobre Liderança: “A Última Fortaleza” (The Last Castle)

Nesse último final de semana, após um sabadão (15/03) bastante cansativo, pois dei aula na universidade pela manhã e tarde, cheguei em casa em torno das 17:30h e liguei a TV para relaxar, disposto a assistir algum filme na TV. Comecei a navegar pelos canais e parei no TeleCine Action, onde estava começando um filme chamado “A Última Fortaleza”. Nunca tinha ouvido falar, mas li a sinopse dele no canal de programação, achei interessante e decidi assistir.

Ao final, deparei-me com um filme sensacional, que mostra claramente a diferença entre Poder e Autoridade (estilos de Liderança descritos por James C. Hunter no livro “O Monge e o Executivo”). É muito interessante ver como o Prisioneiro (General) Irwin se utiliza do seu estilo de liderança, planejamento e estratégia para motivar os demais priosioneiros, transformando-os em seguidores, para alcançar as metas definidas. Muito interessante a forma como ele conduz as pessoas, os mecanismos que ele utiliza para conhecer, sem recurso nenhum, as formas de defesa do adversário e como ele converge a visão dos demais para o mesmo objetivo comum.

EU RECOMENDO! Vale a pena assistir e vibrar com a liderança em ação do general e a excelente execução dos planos traçados, atingindo os objetivos da equipe.
Se você já assistiu, deixe seu comentário nesse post sobre o filme.

A Última Fortaleza
                  

  

  

  

 

O General Irwin (Robert Redford) é um condecorado militar do exército americano que perde sua patente e sua liberdade após ser injustamente condenado por uma corte militar a passar o resto de sua vida em uma penitenciária de segurança máxima. Lá ele conhece o Coronel Winter (James Gandolfini), que dirige a prisão com punho de ferro. De início há um respeito recíproco entre eles, que logo se torna ressentimento após Irwin discordar de alguns dos métodos de Winter no comando da prisão. Disposto a calar Irwin de qualquer maneira, as táticas de Winter apenas o motivam a liderar uma rebelião de prisioneiros para conseguir tirá-lo do poder.

Ficha Técnica
Título Original: The Last Castle
Gênero: Drama
Ano de Lançamento (EUA): 2001
Site Oficial: http://www.thelastcastle.com
Estúdio: DreamWorks SKG / Robert Lawrence Productions

Por Alércio Bressano

  

p.s.: já havia publicado, há algum tempo atrás, um post sobre um outro filme também que também aborda esse tema (liderança). Para ter acesso, clique aqui.

About these ads
    • Sayonara
    • 20 março, 2008

    Olá Alercio! Digitei desinteressadamente Stephen Covey na pesquisa dos spaces e eis que caio na sua página! Que agradável surpresa, adorei seu empreendedorismo e entusiasmo. Até que enfim alguém que sabe usar o Windows Live, fazendo dele um espaço de informações e compartilhamento de conhecimento! Vou dar uma vasculhada nos seus arquivos, se me permite, gostei das informações disponibilizadas aqui!
     ;)

    • Lucas
    • 23 janeiro, 2009

    Sou professor de espanhol e preparo militares para uma prova que existe no Exército Brasileiro para militares que desejam servir em outro país. Uso este filme (dublado em espanhol) para trabalhar a parte auditiva e tentar mostrar que um verdadeiro líder não é aquele de maior patente, líder é aquela pessoa que cujo caráter nos faz sonhar, nos faz buscar, nos leva a ir em busca de um sonho.

    • Isabel
    • 16 novembro, 2009

    Eu também, depois de um sabadão ensolarado, embora não tenho dado aulas, fiz minha ginástica doméstica xD (esquentei a barriguinha no fogão e esfriei na pia).Mas domingão a tarde, as 17:30 também, sem muita opção, ja querendo descansar para a segunda, naveguei TAMBÉM pelos canais da NET em busca de um bom filme e me deparei com "A Última Fortaleza" começando. TAMBÉM li a sinopse e quando vi o nome de Robert Redford não vacilei, foi alí mesmo que me encantei com um filmeespetacular! Como não ouvi falar desse filme em 2001? Degustei todo o filme, tim tim por tim tim, a gosto!!!O General Irwin é um LÍDER portador da autoridade legitimada, aquele em quem se reconhece motivos para ser ouvido, acatado e seguido… e foi seguido por 1.200 homens!!!!Liderança é isso, não é Professor Alercio? Temos bom gosto \\\\o//Abaços!Isabel

    • Nanda
    • 6 abril, 2010

    Boa Dica professor…também sou professora, e estava a procura de um filme para trabalhar liderança – já tinha assistido ao filme, mais não havia me lembrado dele – amei a dica!!!Obrigada, Fernanda Uzeda

    • thiago
    • 19 outubro, 2011

    sim concerteza é este um dos melhores filmes que já assisti.

    • joséfernandesneto
    • 7 abril, 2012

    fernandes de alexandria
    a ultima fortaleza e um filme que não deve ser visto ou senti-lo através de emoções patrio /pessoal , mas didaticamente sobre o poder ; a autoridade; ea liderança

    • geni
    • 3 julho, 2012

    assisti hj…novamente…..honra e respeito e algo que nao se compra , nao se vende ..se conquista.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: