Mudança Estratégica na minha carreira…

Esse mês consolidou-se uma mudança estratégica na minha carreira profissional e gostaria de compartilhá-la com vocês. Vou mostrar o que tinha planejado e o alinhamento que fiz esse mês, tudo embasado numa estratégia de longo prazo.

 

As minhas metas profissionais para 2005-2006 foram a certificação Microsoft (MCP) em Análise de Requisitos (Exame 70-300) e logo depois estudar para a certificação PMP (gerente de projetos).

Tinha intenção de tirar essa certificação Microsoft para poder ser instrutor nesse curso em algum centro de treinamento microsoft, pois tenho uma experiência prática nesse assunto, e também para adquirir mais conhecimentos nessa área. Após análise feita, descobri que, para ser instrutor (certificação MCT), é necessário tirar uma certificação como, por exemplo, MCSD (conjuntos de exames). Esse exame 70-300 que eu gostaria de fazer é parte da certificação MCSD. Entretanto, as outras provas são técnicas na plataforma .NET e eu não tenho experiência direta nessa tecnologia e não gostaria de fazer só pra ter o título. Fiquei desanimado com isso, mas ainda assim iria tirar somente esse exame, pelos conhecimentos em MSF e Análise de requisitos, nele contidos. Certo dia, fazendo algumas pesquisas sobre o assunto, notei que a Microsoft está fazendo algumas mudanças no quadro de certificações e observei que existe uma tendência em existir certificação para profissionais com perfil de gerente de projetos e que isso parece não demorar muito para aparecer. Com isso, vou aguardar um pouco mais e, enquanto isso, continuarei estudando bastante MSF e, a depender da minha maturidade no assunto, irei fazer o exame 70-301 (focado em MSF). Devo também estudar bastante o novo Visual Studio Team System, que está trazendo novidades e ferramentas de modelagem e gerenciamento de projetos.

Bom, estando ciente dessa mudança, iria iniciar meu planejamento para continuar os estudos em MSF. Mas, num outro belo dia, fiquei sabendo, através de um amigo, da existência de uma especialização pela internet em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras-MG (detalhes em http://www.openufla.com.br/cursos/lista/mps.asp). Dei uma olhada nas disciplinas (ISO, CMMi, gestao de projetos, qualidade) e me interessei muito, pois está totalmente alinhada a minha estrategia de me especializar na área de gestão de projetos e implantar uma metodologia (processo) de gestão e desenvolvimento de software na área de TI da empresa onde trabalho. Fiz uma ampla avaliação (tempo de estudo, deslocamento para Minas duas vezes durante o curso, questão financeira) e optei por investir nessa pós. Fiz a pré-inscrição e tive a felicidade de ser aprovado 🙂 Estou enviando toda a documentação para efetivar a matrícula.

 

 

  

É isso… Gostaria de compartilhar isso com vocês, pois é mais um desafio em minha vida e espero obter êxito nessa nova jornada acadêmica 🙂

 

Abraços a Todos,

Alércio

    • Igor J.G.
    • 25 de agosto de 2005

    Alercio,Parabéns pela sua sobriedade e capacidade de planejamento, te admiro muito pela capacidade de orientação, e conseqüentemente pela grande inteligência. Um grande abraço do Graaaaannnde AmigoIgor

    • vanessa
    • 25 de agosto de 2005

    Olá…Tava dando uma olhadinha nos blogs do pessoal q atualiza…o seu é bem legal! Ah que eu saiba, não conheço o Jairo Ricarte, mas tem uma grande possibilidade de sermos parentes, pq esse sobrenome não é muito comum…Um abraço!

    • Ah
    • 26 de agosto de 2005

    Chique demais, Aleeeeeeeeeeercio! Parabéns.

    • Milenna
    • 26 de agosto de 2005

    aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeaeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeaeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeki lindinhu aleeeeeerrrrccciiiiooooote admiro mutio!!!!!!beijaum!!!!!!!!:******

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário