Participação em Orientação a Trabalhos Acadêmicos

Abaixo, segue e-mail na íntegra enviado para a lista de discussão dos alunos e professores da Universidade Tiradentes sobre as monografias apresentadas em 2006.2 e que tive o prazer de orientá-las. Além disso, sugestão de temas que apresentei para serem trabalhados em 2007.

 

Por Alércio Bressano

 

—– Original Message —–

From: Alercio Bressano

To: unit-info@yahoogrupos.com.br

Sent: Wednesday, December 27, 2006 8:35 AM

Subject: [Unit-Info] Monografias 2006.2 e Proposta de Temas

 Pessoal,

nesse semestre tivemos diversos brilhantes trabalhos de conclusão de curso apresentados pelos acadêmicos dos cursos de Computação (CC e SI). Dentre esses trabalhos, gostaria de destacar três dos quais acompanhei de forma mais direta:

1. Qualidade de Software: uma Análise sobre o MPS.BR
* Nessa pesquisa, a acadêmica Karla Patrícia fez um estudo sobre o recém-criado modelo brasileiro para melhoria de processo de software, o MPS.BR (compatível com o CMMI). Ela apresenta uma ampla discussão sobre o tema qualidade de software, analisa o modelo e aborda os diferenciais do CMMI (modelo conhecido internacionalmente) para o MPS.BR. Quem tiver interesse no tema, manter contato com a autora através do e-mail
karla.barboza@banese.com.br.

2. Buscando a Melhoria da Qualidade de Software através da implantação de um processo de gerenciamento baseado no PMBOK
* Esse trabalho elaborado por Aysla apresenta um case de uma grande empresa do estado na implantação de um processo de gerenciamento de projetos de software baseado no PMBOK (guia de boas práticas em gestão de projetos criado pelo PMI – Project Management Institute). Muito interessante para conhecer a experiência de uma empresa (estratégias, obstáculos, benefícios) na busca da melhoria da qualidade de seus produtos através da definição de um processo de planejamento e controle de projetos. A autora pode ser encontrada no e-mail
ayslamychele@yahoo.com.br.

3. Metodologias de Desenvolvimento: um Estudo Comparativo entre RUP e XP
* Fernanda apresenta na sua monografia uma discussão que é um grande dilema atualmente nas empresas: buscar metodologias prescritivas (mais formais) ou ágeis? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas? Com esse estudo, ela procura responder a essas perguntas, apresentando um levantamento bibliográfico sobre o conceito dessas metodologias e o comparativo entre as duas principais representantes de cada grupo: o RUP (Rational Unified Process), como metodologia prescritiva, e o XP (eXtreme Programming) como metodologia ágil. O e-mail da autora para contato é
nanda_gomes_2003@yahoo.com.br.

Para ter acesso ao conteúdo desses e dos demais trabalhos apresentados, podem manter contato com os autores por e-mail, solicitando uma versão digital, ou ir até a Biblioteca da Unit para ter acesso à versão impressa.

No próximo semestre (2007.1), seguem algumas propostas de temas que tenho interesse em orientar:
– Implementação do nível G e F do MPS.BR numa empresa de software de Sergipe
esse trabalho é uma evolução da monografia do item 1 descrita acima e a meta é implementar os atributos de processos dos níveis G e F do MPS.BR (equivalência para nível 2 do CMMI), promovendo um programa de melhoria de qualidade para uma micro ou pequena empresa no nosso estado. Essa pesquisa terá como consequência deixar a empresa apta para ser avaliada no modelo e obter a certificação (grande desafio!).
– Gestão de Múltiplos Projetos
atualmente, fala-se bastante sobre gerenciamento de projetos. Entretanto, um assunto que vem ganhando destaque trata sobre como gerenciar múltiplos projetos, que é a realidade da maioria das companhias (é raro se trabalhar com um único projeto). Com isso, o nosso objetivo será apresentar um estudo sobre esse tema bastante discutido na comunidade e que dê suporte a empresas no grande desafio de gerenciar vários projetos desenvolvidos ao mesmo tempo.
– Outros temas possíveis: ITIL (Governança de TI), MSF 4.0 Agile no VSTS, Técnicas de Estimativas de Software ou BSC (Balanced Scorecard para TI)

Quem tiver interesse em alguns dos temas apresentados, manter contato comigo.

Abraços,
Alércio Bressano
alercio@infonet.com.br


Alércio Bressano Dória Mendonça, MBA
Gerente de Projetos – PMO TI SECV (www.constanciovieira.com.br)
Professor Universitário – UNIT (www.unit.br)
http://alercio.spaces.live.com
http://blogs.vstsrocks.com.br/alercio
http://thespoke.net/blogs/alercio
Livro: Visual Studio Team System Rocks –>
http://www.visualbooks.com.br/?show=MostraProduto&codigo=01081
Aracaju – Sergipe – Brasil

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: