2º. Happy Hour Digital – Tema: Gestão de Projetos

No último dia 19/07, aconteceu o 2o. Happy Hour Digital, promovido pelo SergipeTec (Parque Tecnológico de Sergipe) com o apoio do Sebrae e outras empresas do Estado de Sergipe. O tema foi Gestão de Projetos.

 

O encontro foi aberto por José Teófilo de Miranda, presidente do SergipeTec.

Na sequência, o convidado especial Adeilson G. Leite (Gestor de Projetos do Sebrae) falou um pouco sobre a gestão de projetos nesse órgão. Informou que existe uma área pública para acesso aos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Sebrae nesse momento. O endereço é www.sigeor.sebrae.com.br

Em seguida, Francisco Brasileiro (representante do grupo Linux-SE) informou que acontecerá em Sergipe o II ENSL (II Encontro Nordestino de Software Livre). Será realizado no mês de Setembro.

 

O palestrante da noite foi Guilherme Filho, que falou sobre Gestão de Projetos. Inicialmente, passou alguns conceitos introdutórios sobre projetos e gerenciamento. Deu ênfase ao PMBOK e citou a certificação PMP. Comentou sobre Escritório de Projetos (tendência atual) e, ao final, apresentou o case do Escritório de Projetos (PMO) da Petrobrás. Alguns pontos importantes registrados sobre a palestra:

– Fator Critico de Sucesso: existência de um Comitê Central de Apoio ao Gerenciamento (participação ativa dos executivos e feedback sobre o processo)

– Interessante que as Áreas de Conhecimento sejam implantadas de forma gradativa (ex.: Primeiro estruturar o gerenciamento de escopo. Em seguida, riscos) e iniciar a avaliação com projetos pilotos.

 

Para o debate, fizeram parte da mesa Ricardo Karsten (Beringer Consulting), Roger Barros (Chip&Cia), Rodrigo Corumba (Banese) e Guilherme Filho (A&C Consulting).

 

Karsten iniciou questionando Guilherme sobre a autoridade do escritório de projetos da Petrobrás.  O PMO é ou não responsável pelos resultados dos projetos? Guilherme respondeu que nesse tipo de PMO todos são responsabilizados pelos resultados.

Rodrigo Corumba comentou sobre a estratégia do Banese em expadir a gestão de projetos para as áreas de negocio e TI ser parte da equipe. Considerando que lá existe um Grupo de Processo que normatiza o desenvolvimento de projetos de software, perguntou qual seria o benefício de se implantar um PMO. Guilherme respondeu que ambos são complementares. Reforçou que os processos devem ser homologados pela equipe.

Roger citou a importância do foco nas pessoas e questionou como motivá-las para que se sintam parte da mudança. Guilherme informou que todo processo de mudança de cultura deve envolver as pessoas e deixar claro para elas a importância do que está sendo feito.

 

Dando continuidade, foi passada a palavra para os participantes da platéia.

Fábio, coordenador da Faculdade São Luis, questionou sobre como está sendo tratada a comunicação no PMO. Guilherme falou que reuniu os stakeholders chave dos projetos e definiu junto com eles qual a necessidade e o  formato da informação que deve ser enviada sobre o andamento dos projetos.

Alércio, coordenador de projetos da Coca-Cola (CIAL – Grupo Constâncio Vieira), informou que atualmente a área de TI do grupo está em fase de implantação de um PMO e perguntou qual foi o passo a passo da implantação, desde o momento em que a equipe da A&C chegou a Petrobrás até o estágio atual e quais os próximos passos. De forma superficial (até mesmo em função do tempo), Guilherme respondeu que os estágios foram os seguintes: Diagnóstico da maturidade da organização em gerenciamento de projetos e a Elaboração de um Plano Gradual de Implantação.

 

Como não havia mais tempo, Teófilo do SergipeTec encerrou os trabalhos e todos se dirigiram para o coquetel. Excelente encontro! 

 

Por Alércio Bressano

 

Composição da Mesa (da esquerda para direita): Ricardo Karsten, Guilherme Filho, Roger e Rodrigo Corumba

 

 

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: