Happy Hour Digital: Projeto SERGIPE DIGITAL

No último dia 06/03/2008, no auditório da CODISE, foi realizado o 1o. Happy Hour Digital do ano de 2008. Organizado pelo SergipeTec, o tema da palestra foi o projeto SERGIPE DIGITAL e foi apresentado pelo Cláudio Silva, presidente da PRODASE (ex-AGETIS).

 

O Sergipe Digital é um megaprojeto que está sendo conduzido pelo Governo do Estado, cujo objetivo principal é integrar toda a infra-estrutura dos órgãos do governo, criando uma interface única com os cidadãos.

 

O projeto é composto por outros 3 subprojetos: a) Governo em Tempo Real, que torna o acesso mais facilitado da sociedade aos órgãos do governo (um cidadão um governo); b) Conecta Sergipe, que proporciona a inclusão digital da sociedade (meta é ter um computador ligado à internet em cada residência); c) Ecossistema Digital, que visa desenvolver as empresas locais de TI no Estado através do desenvolvimento da sua competitividade.

 

Quero deixar claro, antes de mais nada, que não sou “petista”, muito menos de algum outro partido político. Apenas demonstro minha surpresa em ver um projeto audacioso e complexo sendo realizado por uma administração pública (estamos acostumados a ver esse nível de maturidade na iniciativa privada). Não é um projeto simples, muitas barreiras devem ser vencidas e as empresas de TI do Estado devem ficar atentas, pois muitas oportunidades irão surgir pela demanda desse projeto.

 

Fizeram parte da mesa redonda o Guilherme (Diretor da Pixsys, representando a iniciativa privada), Teófilo (Presidente do SergipeTec, mediador da mesa), Cláudio Silva (palestrante do dia) e Mário “Macaxeira” Vasconcelos (da SEDETEC, representante do governo). O representante da academia (Ricardo Torres, coordenador da Fanese) precisou se ausentar e não participou do debate.

 

Alguns itens de destaque no debate:

– Cláudio relatou a falta de profissionais qualificados para atender a demanda, principalmente pelo fato de existirem mais técnicos e menos “projetistas, arquitetos de soluções”.

– Mário destacou a importância do estreitamento das relações entre empresas x academia, para que esta última possa estar alinhada com o perfil do profissional que o mercado necessita.

 

Segue registro que fiz no meu celular do debate:

 

Da esquerda para direita: Guilherme da Pixsys, Teófilo do SergipeTec, Cláudio da Prodase e Mário da Sedetec

 

 

Infelizmente não houve tempo, mas iria fazer uma pergunta sobre como esse projeto seria conduzido, para que questões políticas não interferissem no seu andamento, ou seja, como ficaria isento de boicote ou cancelamento, caso haja uma mudança de governo. Acredito que esse é um fator crítico de sucesso no projeto, além da maneira como dar-se-á essa convergência dos órgãos do governo, que tem a fama de serem inchados e excessivamente burocráticos.

 

Espero que quem ganhe com isso é o Governo pela facilidade na gestão pública, a Economia do nosso Estado, o desenvolvimento das empresas locais de TI e a maior transparência nas ações governamentais, possibilitando que a sociedade seja mais participativa e que possa cobrar mais resultados. Todo mundo sai ganhando!

 

Ao final dos trabalhos, um coquetel oferecido como de costume. Regado a Coca-Cola e salgadinhos, tivemos uma boa conversa com diversos colegas de profissão (profissionais de TI de empresas, colegas da unit, alunos, ex-alunos, professores da cefet, , entre outros) sobre assuntos diversos. Muito bom o networking, pois sempre surgem boas oportunidades de negócio. Além, é claro, de reencontrar velhos e bons amigos, acima de tudo J

 

 

Por Alércio Bressano

 

p.s.: Links relacionados:

Site da SEDETEC (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia):

http://www.sedetec.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=228

Site da PRODASE:

http://www.agetis.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=267

 

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: