Referências sobre Gestão Pessoal (Projetos, Tempo, Finanças)

Para você que deseja administrar melhor seu tempo e gerenciar melhor seus projetos profissionais e pessoais, seguem algumas referências que utilizei e utilizo até hoje no meu dia-a-dia:

Projeto VOCÊ
Você S/A – Dezembro/2002

Comentário sobre a revista:
Essa matéria (de capa), mostra como administrar projetos pessoais e ter mais qualidade de vida, balanceando melhor sua vida. Apresenta uma metodologia para sistematizar os projetos pessoais e como administrá-los. 
Esta foi a minha 1ª. edição da Você S/A (comprei numa livraria) e depois dela passei a ser assinante e nunca mais deixei de ler essa revista. Após ler, coloquei em prática e nunca mais deixei de administrar meus projetos pessoais. Até hoje tenho essa publicação e de vez em quando a consulto, para revisar alguns conceitos e manter a disciplina nesse processo.

Administre seu Tempo
Coleção Você S/A – Você em Equilíbrio

Comentário sobre o livro:
De forma bastante simples, esse pequeno livro mostra alguns conceitos para administrar melhor o tempo. Baseia-se nos conceitos de Stephen Covey, que categoriza os trabalhos em quadrantes: Urgente e Importante, Urgente e Não Importante, Não Urgente e Importante, Não Urgente e Não Importante. Também mostra como administrar os seus projetos e atividades em cada um desses quadrantes. Adquiri esse livro em 23/11/2003. Até hoje utilizo os conceitos nele apresentados.

Tríade do Tempo: a Evolução da Produtividade
Christian Barbosa

Comentário sobre o livro:
Eesse livro apresenta uma abordagem diferente em relação ao tema administração pessoal (que na ótica dele é um upgrade do assunto administração do tempo). O autor apresenta uma metodologia diferenciada e completa. Segundo ele, as atividades se categorizam em 3 tipos: Urgentes, Importantes e Circunstanciais. Também traz um conceito extremamente inovador e interessante. Segundo o autor, a nossa vida é composta por 4 corpos: MENTAL, FÍSICO, EMOCIONAL e ESPIRITUAL. Para termos maior qualidade de vida, temos que fazer coisas que equilibrem esses 4 corpos. Tive conhecimento desse livro de uma maneira interessante: sempre costumo ir à Livrarias e dar uma olhada em títulos relacionados à gestão, administração e computação (menos técnicos). Numa dessas idas, peguei esse livro, li a orelha e me interessei. Nessa época, estava amadurecendo o interesse nesse tema e na formulação do meu planejamento pessoal. Adquiri esse livro em 19/11/2004.
Mais informações:
http://www.triadedotempo.com.br

http://blog.triadedotempo.com.br

Gerencie sua Mente, Não seu Tempo
 
Comentário sobre o livro:
https://alercio.wordpress.com/2007/09/17/licoes-aprendidas-do-livro-%e2%80%9cgerencie-sua-mente%e2%80%9d/

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
O 8o. Hábito
Stephen R. Covey

  
   


Ainda não li esses dois livros, mas eles abordam 8 hábitos, sugeridos pelo autor, para ser eficaz e conseguir realizar seus objetivos profissionais e pessoais. Estou pretendendo lê-los ainda esse ano. Vale a pena.
Mais informações:
http://www.franklincovey.com.br

Sobre Finanças Pessoais
Nesse tema de Finanças Pessoais, li diversas matérias da Você S/A na seção Dinheiro, uma publicação do Gustavo Cerbasi (Casais Inteligentes Enriquecem Juntos) e um curso sobre Finanças no SEBRAE (apesar de ter sido um curso direcionado a empreendedores, adaptei o conceito para gestão de finanças pessoais). Após uma crise financeira que tive, passei a administrá-las e até hoje colho os frutos disso. É notório o quanto isso é importante.
Mais informações:
http://www.vocesa.com.br(em Edições Anteriores)
http://www.maisdinheiro.com.br (Gustavo Cerbasi)
http://educacao.sebrae.com.br (Cursos Gratuitos On-line do SEBRAE)

Espero que essas dicas sejam úteis!

Abraços,
Alércio Bressano

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: