EXPECTATIVA: o segredo do sucesso em projetos, parte 1

Este artigo tem o objetivo de mostrar a você, leitor, o caminho para obter sucesso em seus projetos. “Lá vem mais uma série de modismos ou passo-a-passo prontos que nunca dão certo na minha realidade!”. Não, não é isso que você está pensando. Não vou passar “receita” ou “fórmula mágica”, vou passar um conhecimento, uma atitude! Se o conhecimento apresentado aqui nortear suas atitudes e decisões em projetos, suas chances de ser bem sucedido serão muito maiores. Você vai se surpreender. Vamos iniciar a viagem? J

 

 

Vamos iniciar essa série de artigos com a seguinte questão: por que os projetos fracassam? Por que não atendo o que o meu cliente deseja? Falando especificamente dos projetos de software, vocês podem responder: "os projetos fracassam porque os prazos estouram, ou seja, o projeto é entregue dias ou meses depois do previsto"; ou ainda "porque foi prometido que ia ser entregue um sistema com diversas funcionalidades e no final foi entregue um produto sem ter o que o usuário necessitava ou algumas não funcionavam adequadamente"; ou até mesmo "eu havia previsto gastar Y e gastei Y x 4".

 

Nesses 5 anos de estudos e vivência nessa ciência inexata (gerenciar projetos e conduzir pessoas) e diante dos diversos motivos que poderíamos elencar que fazem com que os projetos fracassem, aponto que, na minha leitura, a fronteira entre o sucesso e o fracasso de um projeto pode ser resumido em uma única palavra: EXPECTATIVA.

 

Leia o artigo na íntegra no site iMasters…

 

 

Assine a lista GERÊNCIA via Feeds deste site e acompanhe os próximos artigos

 

VERSÃO EM FORMATO PDF DESTE ARTIGO

 

Por Alércio Bressano 

Anúncios
    • João Alves do N.
    • 1 junho, 2008

    Alércio,     Parabéns pelo post, muito bem explicado, realmente a EXPECTATIVA é algo que deve ser bem administrada, pois o que não falta são fatores externos e imprevisíveis que possam provocar mudanças no projeto, consequentemente isso refletido para o projeto pode gerar pontos negativos para o que se foi planejado.

    • aline
    • 11 novembro, 2008

    Adorei este blog será ótimo para mim.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: