Quanto tempo devo ficar no mesmo emprego?

Acabei de ler o seguinte artigo:
 
Quanto tempo devo ficar no mesmo emprego? Prof. Luiz Marins
 
Destaco desse texto os seguintes trechos que julguei importantes:
 
"é falsa a ideia de que uma pessoa precisa mudar de emprego para encontrar novas motivações e desafios."
 
"Muitos, de fato, encontram maior motivação num novo emprego justamente porque a ele se dedicam muito mais do que ao antigo trabalho, e essa dedicação traz a motivação. Vejo pessoas com consciência ingênua, confundindo trabalho com lazer, e passam o tempo todo buscando prazer no trabalho como se estivessem em um parque de diversões. Trabalhar exige esforço, dedicação, comprometimento e não é necessariamente fácil e agradável. É trabalho!"
 
Minha opinião:
 

Sobre esse assunto, meu ponto de vista é o seguinte: defina seu objetivo profissional, seu propósito de carreira (aquilo que vai te fazer levantar e ir trabalhar todos os dias) e avalie continuamente se a empresa que você trabalha vai te proporcionar chegar a esse objetivo. Além disso, não somente espere a empresa proporcionar isso. Corra atrás, quebre paradigmas, crie essas oportunidades. Tenho certeza que as coisas vão acontecer. Agora, se você está fazendo isso e você não acredita mais que a empresa vai gerar esse resultado pra você, melhor partir pra outra.
Outro ponto importante também: dinheiro não pode ser objetivo, fim. Ele vai ser sempre meio, consequência. Basta estar motivado pelos seus objetivos e os da empresa, dando resultado, que você vai se pagar. Pense como empreendedor e veja se você está se pagando pelo resultado financeiro que gera para sua empresa.

Um outro detalhe importante: isso também me faz pensar de que sempre queremos encontrar culpados para o motivo das coisas não estarem dando certo. Muitas das vezes o problema está em nós mesmos e não é fácil buscar o autoconhecimento, tomar consciencia e fazer as mudanças de atitudes necessárias. É muito melhor colocar a culpa na empresa, na equipe, etc..

Reflexões importantes:

Qual meu objetivo profissional, meu propósito?

Quais meus pontos fortes e pontos fracos? Quais os da empresa?

O que estou fazendo para melhorar os meus pontos fracos e os da empresa, para que eu alcance meus objetivos?

Os objetivos da empresa e os meus objetivos estão alinhados? Se não estão, o que estou fazendo para que estejam?

Se eu não acredito mais na empresa e os meus objetivos divergem em relação aos dela, será que não está na hora de mudar?

Pensem nisso.

Por Alércio Bressano

 

 
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

