Mentoring em Produtividade Pessoal (Gestão Projeto de Vida e Finanças Pessoais)

Estou tendo a oportunidade de cumprir a minha missão através de um trabalho de mentoring em produtividade pessoal, onde o objetivo é possibilitar ao mentorando a reflexão de conceitos relacionados a administração do tempo, elaboração do projeto de vida e planejamento do orçamento pessoal (finanças). Além disso, o mentorando exercita a aplicabilidade prática desses conceitos através de uma metodologia criada ao longo de anos e utilizada pelo Mentor.

Abaixo segue um mapa mental dos assuntos que são abordados:

A partir do planejamento anual dos objetivos (projetos e pendências), é feito semanalmente um ciclo PDCA, onde as metas são planejadas e realizadas. Mensalmente, é feita uma consolidação dos resultados das semanas do mês, em relação ao realizado de horas por corpos e papéis, dando a possibilidade da análise do seu equilíbrio pessoal e da eficácia da busca pela qualidade de vida. É consolidado também o resultado mensal do orçamento (finanças pessoais).

Resultados Agosto/2010

 

 

Resultados Setembro/2010

 

 

Resultados Outubro/2010

 

 

Ferramentas Utilizadas

 

 

 Depoimento Real de um Praticante dos Conceitos da Metodologia a ser abordada neste curso:

Planejar sua agenda, otimizar seus horários, organizar suas contas. Usando um termo mais curto, gerir sua vida. Sempre foi difícil para eu poder conciliar trabalho, estudo e vida familiar.  A falta de organização me levou muitas vezes a perder momentos importantes de cada um desses aspectos – muitíssimo importantes da vida de cada um de nós.

Chega um ponto em que você perde-se totalmente em meio à correria do dia a dia, e acaba julgando “normal” ter uma vida desregrada de horários, compromissos e afazeres. “São consequências deste mundo moderno” – você pensa – “Tenho que me adequar ao mesmo”. Sem dúvida as duas frases estão corretas e erradas, dependendo do ponto de vida exposto.

Antes de você conhecer que existe SIM uma maneira estudada, avaliada e posta em prática de como planejar seu tempo e finanças essa frase torna-se verdadeira, mas após uma breve visualização do que você pode fazer com alguns métodos simples e um pouco de determinação, você vê que para se adequar ao mundo é preciso adequar o mundo a você. Em outras palavras, você precisa definir o que é, e você quer, que seja parte do seu mundo em seguida por em prática o planejamento necessário.

Através do amigo e professor acadêmico Alércio Bressano, pude ver que minha vida “normal”, estava totalmente caótica e poderia organizar o que parecia um caos. “Ord ad Caos”. Assim em apenas uma noite usando uma planilha criada por ele, ele me mostrou que é possível definir metas (em qualquer um de seus aspectos pessoais), atingí-las e conquistar seu espaço.

Dentre estas ferramentas a que mais me ajudou foi a de cálculo de planejamento familiar. Ali pude controlar facilmente meu orçamento doméstico, inclui valores para investimentos e verificar, ao final do mês, se havia cumprido ou não este propósito. Mais que isso foi, possível ver também exatamente se eu estava próximo ou não de atingir os meus planos.

Assim, uma vez “enxergando” em que exatamente você dispende seu dinheiro, até minha saúde pode melhorar. Exemplo disto foi o orçamento final que era gasto com cigarro, sem que eu desse conta, o que me levou inclusive a largar o vício, pois quanto o bolso dói, nós REALMENTE paramos para pensar.

Para completar este enorme ganho em minha vida, ainda pude usufruir da Leitura do Livro, “A Tríade do Tempo”, que emprega – além da rotina de planejamento familiar – outras que pude  adotar em minha carreira.

Aprendi a dividir meu tempo, organizar minhas finanças e enxergar potenciais adormecidos. Por isso serei eternamente grato. E olha que foram apenas algumas lições. Um dia com certeza vou poder participar de um treinamento inteiro deste grande amigo.

 

Saulo Rodrigues Vieira

Antigo desempregado e atual Analista de ERP – SABE ALIMENTOS LTDA

 

Caso você esteja interessado nesse assunto e deseja conhecer mais esse trabalho, entre em contato. Estamos negociando a realização de um curso sobre essa proposta, mas já temos de imediato a opção de aconselhamento pessoal individualizado (mentoring). Solicite uma proposta.

Por Alércio Bressano

  1. Olá Alércio, tudo bem?

    Ótimo artigo este seu, me identifico muito com o assunto.
    Recentemente criei uma ferramenta online que simula o Kanban, a lousa com notes usada nas metodologias ágeis de desenvolvimento de software. Ela me dá um controle incrível sobre minhas tarefas, tanto na hora de planejá-las, quanto na hora de organizá-las apenas com o arrastar do mouse e saber exatamente o que já foi e o que está sendo executado. É uma mão na roda.

    Aí vai a URL, ficarei honrado se puder dar uma olhada.

    http://www.inkplanner.com

    Abraços,
    Daniel

Deixe um comentário

