Case com BPM – Modelagem de processos (gestão com SCRUM)

Quem lida com projetos no seu dia-a-dia profissional deve conhecer a importância dos processos de GESTÃO e CONSTRUÇÃO dos produtos (resultado do projeto). Quem trabalha com projetos de software (meu caso), precisa conhecer processos de engenharia de software, utilizados para construir o produto, mas também definir processos para gerenciar as atividades de construção (planejar, monitorar, encerrar).

Dentro da minha vivência no gerenciamento de projetos utilizando métodos baseado em PMI e SCRUM, tive a necessidade de utilizar o conceito de gestão de processos para garantir o comprometimento de todos os envolvidos (time de desenvolvimento e key users de negócio) na execução das atividades dentro do ciclo de entrega, além de unificar os conhecimentos e importância dos marcos existentes entre todos da equipe.

Para isso, utilizei-me dos conceitos de BPM (Business Process Management) para revisar com a equipe (dev e negócio) as atividades de dois processos: “Processo de Gestão do Ciclo de Desenvolvimento com SCRUM” e “Processo de Solicitação de Novas demandas durante o Sprint (Blindagem)”. Promovi com essa equipe um momento de revisão, construindo junto com eles esses dois processos e fazendo as alterações levantadas com a experiência deles na execução.

Quem tiver interessado em conhecer um pouco mais sobre essa experiência com BPM em equipes de projeto de software, deixe seu comentário que manterei contato.

 

Por Alércio Bressano

 

    • Vinícius
    • 28 outubro, 2011

    Muito interessante este tema, gostaria de discuti-lo com você…

    Meu email é pinguim.vinicius@gmail.com

    • Walter Felipe
    • 2 novembro, 2011

    Achei bem interessante a sua abordagem de BPM para gestão de projetos. Inclusive, estou fazendo um trabalho com foco em BPM para definição de um processo para gestão de projetos de software. Seria muito bom manter contato e se possível iria me ajudar muito se você responder a uma pesquisa que lancei para coletar dados https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGpHSDBiVjhzQ0ZjbVBJX2pxVklKUkE6MQ

    Agradeço e espero que possamos manter contato.

    • Mauro H. Silva
    • 3 fevereiro, 2014

    Estou desenvolvendo um TCC em cima desse tema. Vocês teriam algum material pra me passar, tipo gráficos de produtividade, documentos que comprovem/relatem essa v

    antagem em usar BPM?

  1. Tenho sim, Mauro. Estou a disposição!
    Add Talk: alerciobdm gmail

    • Rafaela Fagundes
    • 18 agosto, 2014

    Olá me interessei bastante por este conteúdo. Gostaria de conhecer a técnica que você utilizou. Obrigada.
    Rafaela Fagundes – solrafa26@gmail.com

    • Anderson Schott
    • 22 fevereiro, 2016

    Olá Alercio.
    Estou iniciando um TCC e estou cogitando utilizar esse assunto como tema. Poderia me ajudar disponibilizando algum material que tenha relacionado a isso?
    Achei bem legal e com possibilidades de gerar grandes impactos nas empresas.

    Anderson.schott@outlook.com

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

