Opinião: World Cup 2014 e as conclusões de Brasil 1 x 7 Alemanha.

Comprei esse livro em 03/05/2014 escrito por um dos jornalistas que mais admiro: PVC (da ESPN, imprensa que também admiro). Em tudo que faço procuro me envolver muito, conhecer e só depois opinar. Como sou especialista em formação de times, futebol é uma área que merece nosso estudo e atenção. Estratégias, táticas de jogo e organização de pessoas com foco num objetivo é o que fazemos nas empresas e é o que se faz dentro de campo.

20140708-211133-76293944.jpg

Não gosto de fazer parte do grupo dos incoerentes! Depois do jogo é fácil dizer que o time do Brasil é ruim. Entretanto, quem é próximo a mim sabe que essa era e sempre foi a minha opinião desde o início da Copa: o Brasil não tinha time para fazer frente aos grandes.
Enumero abaixo alguns motivos:
* a exposição exagerada e o oba-oba dos jogadores (selfies e etc);
* o eterno clima de “já ganhou”, gerando a arrogância do técnico e comissão;
* tática ultrapassada e liderança sem buscar atualização aos novos modelos do futebol;
* excessivo foco no talento individual e pouco no time;
* CBF dá péssimos exemplos de administração;
* futebol brasileiro é sucateado e gerido por amadores.
Eu apenas vi em números no jogo de hoje (7×1) o reflexo do nosso futebol.

Ao contrário disso, a Alemanha é um time que joga há muitos anos e tem toda a base formada que favorece o ambiente do foco no coletivo, na equipe e menos no individual.
Observe os motivos:
* 7 jogadores da seleção jogam no mesmo Clube (Bayern de Munique);
* Maioria dos jogadores jogam no país, mostrando a força do futebol interno;
* Esse grupo está junto há 6 anos (em média um grupo de pessoas se torna um time entre 1 e 2 anos);
* Preparação para Copa realizada no nordeste (Sul da Bahia) e os treinamentos sendo realizados às 13h (horário da maioria dos jogos deles) sem direito a academia com ar condicionado, para adaptação rápida ao clima e somente com 1 folga;
* O futebol alemão é administrado com gestão profissional e gera muitos re$ultados.

Por esses fatores eu não perdi meu tempo torcendo pela seleção brasileira. E quando vi esse time da Alemanha tendo uma preparação extremamente focada e profissional, tendo características de um verdadeiro TIME e, ainda por cima, fazendo uma homenagem ao MEU Flamengo, havia alguma dúvida sobre qual seleção iria torcer?🙂

20140708-211016-76216633.jpg

Mas isso não é ser anti-patriota ou o que mais inventaram. Isso é torcer pela técnica de equipes na prática, pelo profissionalismo de um trabalho, pela busca constante da excelência com humildade e sem oba-oba.

Espero que hoje, 08/07/2014 seja um marco no futebol brasileiro. Estou torcendo para que o meu país aprenda com essa lição e faça uma MUDANÇA TOTAL no seu futebol e nas atitudes desse povo, conhecido pelo jeitinho e pela malandragem. Que sejamos mais honestos, corretos e profissionais em tudo que fazemos! BRASIL!!!!!

Por Alércio Bressano

    • Jose Pereira
    • 8 julho, 2014

    Nao somente a Alemanha, e sim, a Holanda merece toda a atençao tambem voltada para isso e para mim, a Holanda tem mais técnica e está mais focada do que a Alemanha, pois voce mesmo percebeu que ela perdendo o jogo, conseguiu 2 viradas em menos de 5 minutos, nao deixando o emocional ser atingido., e sim, totalmente concentrado. Essa é minha visao!😉 Mas voce disse tudo sobre esse jogo!

  1. Perfeito! Comentei sobre a Holanda durante os jogos! A minha final antes de começar a Copa seria Alemanha x Holanda! Vamos ver😉

  2. Concordo plenamente! Tenho nem o que falar, ja falou tudo que penso.
    Isso já era de se esperar desde o início da copa. Agora e só esperar 2018 enquanto organiza a casa…

    • Bruno Campos Almeida
    • 12 julho, 2014

    Por tudo que você colocou Alercio e pela Alemanha há entre 5 e 6 anos atrás ter em mente o projeto: copa do mundo 2014 e gerirem muito bem esse projeto até então, não sou guru nem bola de cristal mas vou cravar, Alemanha campeã do mundo 2014. Para o Brasil só nos restar doravante nos reinventarmos como futebol e planejarmos a o projeto Rússia 2018, a princípio já estamos atrasados.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: