Os 2 segredos da Alemanha na Copa do Mundo de 2014

Um grande time precisa ser competente e ter um grande líder!
Um grande líder precisa de tempo para formar um grande time!

É com essa afirmação que inicio minha reflexão sobre o time da Alemanha! Isso mesmo! Um TIME! Não é qualquer seleção que recebe o título de uma equipe! A maioria são grupos de jogadores. E Fiorelli, em seu livro Psicologia para Administradores, diferencia bem grupo de pessoas e equipe.

Mas qual o segredo?

1. Um time se constrói com uma liderança duradoura. Nesse quesito, não temos como não citar o técnico Joachim Low. Assumiu a seleção depois da Copa de 2006 e fez um belo trabalho que culminou com o título da Copa em 2014. Preparação para copa no nordeste com treinamentos às 13h (horários de alguns jogos) e sem ar condicionado na academia para adaptação ao clima, seriedade e profissionalismo em cada jogo (muitos entendem isso por frieza) e uma capacidade fortíssima de resiliência para superar as adversidades (jogos duros com Gana e Argélia, além da final com a Argentina).

2. Um time não se constrói de uma hora pra outra. Esse é um resultado de um trabalho de 8 anos com muito planejamento, disciplina, dedicação, persistência e muita seriedade, além de ter o acompanhamento do mesmo técnico. É preciso entender que formar um time leva tempo e a liderança precisa continuar para manter suas estratégias em cada estágio de maturidade. Além disso, um time precisa estar junto para se adaptar e evoluir como equipe. Nesse aspecto a Alemanha dá um show: dos 30 convocados, 23 jogam em times do futebol alemão e 7 titulares jogam no mesmo clube (Bayern de Munique). Como concorrer com um time tendo a base que joga no clube? Não dá pra comparar com outras seleções que mais parecem uma “colcha de retalhos”, com talentos individuais mas sem conseguir trabalhar em equipe.

O resultado? Tetra campeão mundial na Copa do Mundo do Brasil em 2014!

Nem Cristiano Ronaldo, nem Messi, nem Neymar… Talento individual não garante bons resultados! Grandes conquistas são feitas por grandes pessoas trabalhando em equipe e sendo regidas por um grande líder!

  1. Analise construtiva sobre o trabalho realizado pelo time da Alemanha. Um time não é feito por um líder, mas sim por vários fatores. A Alemanha soube muito bem jogar com boas cartas na Copa. E é certo que o líder e os jogadores (o time) fizeram um trabalho muito profissional. Todos os fatores citados foram e são importante para o excelente trabalho da Alemanha. Acredito que o futebol irá passar por mudanças ou assim espero.

  2. Excelente comentário. Chega de procurar imediatismos, milagres instantâneos sem planejamento, método, treinamento e principalmente sem tempo para colher o que se plantou a anos atrás.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: